terça-feira, 12 de abril de 2022

 




                 


   A sociabilidade é a capacidade que o indivíduo tem de viver em companhia de outras pessoas, relacionando-se de maneira natural e saudável, respeitando também seus momentos de privacidade.

Habilidades sociais, como a amabilidade, o respeito, a generosidade e a simpatia, não são inatas, mas podem (e devem) ser treinadas, pois são fundamentais para que possamos estabelecer relações espontâneas e naturais.

Viver em sociedade cria vínculos importantes, que permitem ao indivíduo ser validado e reconhecido. Mas, para algumas pessoas, esse é um desafio especialmente difícil: elas não conseguem criar relações sociais e passam a se isolar, de forma patológica.


Este padrão de comportamento pode ser mais leve ou mais severo, podendo ser indicativo da presença de uma patologia chamada Transtorno de Personalidade Antissocial.


Quem sofre com este transtorno costuma evitar pessoas e, quando estabelecem relações, muitas das vezes essas são permeadas por desrespeito, tanto ao outro, quanto ao patrimônio. Costumam não sentir empatia e apresentar comportamento apático, agressivo, manipulador, mentiroso e desobediente, com importantes prejuízos psicológicos.


Tenha em mente, porém, que agir de forma antissocial em algum momento da vida não indica, necessariamente, a presença de um transtorno. Pessoas podem se isolar temporariamente para lidar com seus sentimentos, ou simplesmente podem ser mais reservadas ou tímidas. Se este for o caso, o comportamento não tende a ser duradouro nem patológico e, com apoio psicológico e familiar, pode ser contornado.


Já quando o comportamento antissocial é excessivo, é muito importante buscar ajuda. Psicólogos ou psiquiatras podem fazer uma avaliação detalhada, que leve ao diagnóstico correto, seja a detecção de um transtorno ou somente a percepção de traços de personalidade.


Cada pessoa e cada quadro requer uma abordagem. Em todas elas, melhorar a relação consigo mesmo e a visão sobre seu papel são as bases para construir relações interpessoais saudáveis e ter uma vida emocionalmente mais estável e sem limitações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atendimento de forma on line e presencial

Desafio do retorno às aulas 2022.

Desafio no retorno as aulas: Se pensarmos que o ano letivo de 2022, está desde o começo de forma presencial, porque só agora no 2° semestre,...