A obesidade é uma doença que cresce de forma alarmante em todo o mundo, com grande impacto na saúde física, mental e emocional de milhões de pessoas.
As causas mais comuns para o desenvolvimento da obesidade são os maus hábitos alimentares, problemas metabólicos, sedentarismo e fatores emocionais, que levam a pessoa a buscar na comida uma forma de "compensar" outras áreas da vida, que não estejam conforme o desejado.
Muitas pessoas com obesidade recebem a indicação de realização de cirurgia bariátrica. É importante ter em mente que essa cirurgia é parte do tratamento de uma doença - a obesidade - e visa, acima de qualquer coisa, a promoção da saúde, incluindo a saúde psicológica.
A mudança gerada por uma cirurgia bariátrica é muito grande. Por isso, além do acompanhamento médico e nutricional, é indispensável a avaliação psicológica. A cirurgia bariátrica não pode ser realizada sem que, antes, seja emitido o laudo por um psicólogo.
A Avaliação para Cirurgia Bariátrica tem o intuito de identificar padrões mentais e comportamentos prejudiciais ao processo de emagrecimento, bem como ajudar o paciente a construir pensamentos e hábitos saudáveis, que sejam aliados de um novo estilo de vida. Este cuidado começa antes da cirurgia e, sem dúvida, deve continuar depois dela.
Sentir-se preparado psicologicamente para a cirurgia é fundamental para facilitar a adesão ao tratamento pós-operatório. Isto inclui ter expectativas realistas sobre as mudanças e compreensão das transformações que vão ocorrer no corpo e na mente, a curto, médio e longo prazos.
A cirurgia bariátrica não é uma solução mágica para a perda rápida de peso. Ela é uma medida radical, que só deve ser adotada por quem realmente tem a indicação profissional para fazê-la.
Se este for o seu caso, ela poderá melhorar muito sua vida, desde que você aprenda a lidar com as alterações que ocorrerão no seu corpo, promovendo também mudanças nos seus pensamentos e comportamentos. Fazer a cirurgia bariátrica significa, sem dúvida, mudar não só por fora, mas também por dentro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário